terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dojo 01 - Carga pesada

Data: 11/10/2008
Participantes: Diego, Hugo, Wallace, Ewerton, Juliana e Tiago
Randori: Problema da Carga Pesada
Linguagem: Python

Começamos o evento muito mais tarde do que o esperado(4h e 30min). Primeiro, eu e o Hugo explicamos(ou tentamos...) sobre as premissas do coding dojo e como funciona a processo colaborativo do RandoriKata. Depois, disto mostramos os três problemas selecionados para avaliação de todos. Ficou no empate e achei melhor deixar no acaso(nada como um "cara e coroa" para resolver o impasse). O Problema da Carga Pesada foi o selecionado. O problema era muito simples, o que foi bom pois assim o pessoal poderia obter foco no processo e não tanto no problema. O pior é que o processo foi realmente o empecilho. A primeira dupla ficou perdida no inicio para escrever o primeiro teste. O teste acabou saindo com a ajuda externa ao pair programming. Depois disto ficou uma dúvida no ar sobre o que testar. Levantou-se a idéia de testar a validação da entrada. Passaram alguns rodízios e todos perceberam que era um teste inútil para o momento, e que existia outras coisas mais importantes para serem testadas. Depois disto a ficha caiu, o ritmo começou a aumentar, mas de repente 6h!!!! Chegou o final do dojo . Então fizemos uma retrospectiva do que cada um gostou e não gostou. Não irei citar nomes porque na verdade isto não é importante.

Pontos Legais

A idéia de testar primeiro foi algo que ficou como primordialidade no processo (TDD). NInguém dava propostas de código sem ter feito testes primeiro. Pro-atividade do pessoal para participar programando.

Pontos Ruins

Durante a troca do co-piloto para piloto e a chegada de um novo piloto, o pessoal comentava muito, sendo que os testes não tinham passado, o que é uma premissa do dojo. Faltou foco no problema, sendo que o problema foi discutido e todos o compreenderam. Na hora o foco foi em testes supérfluos. Relataram que a falta de uma cópia pessoal do problema atrapalhou o processo de compreensão do problema. Durante o dojo algumas pessoas sentiram fome e tiveram a grande idéia de sugerir aperitivos durante o dojo para a platéia. A técnica de testes não foi perfeitamente utilizada, deixando vestígios de teste na implementação!!!!! A técnica de baby-steps foi utilizada incoerentemente, tornando algumas implementações desnecessárias para o tratamento de um cenário simples, aumentando o tempo de resposta de convergência do teste.


Relato escrito pelo Diego

Um comentário:

Argentino disse...

Isso é uma cilada bino!!